O tema acima parece óbvio, contudo, em pleno ano 2021 é comum no meio jurídico ver empresas sendo condenadas em processos administrativos ou judiciais pela ausência de documentos que comprovem determinada exigência.
É importante frisar que o documento elaborado pela empresa sobre determinado assunto ou situação é meio hábil de prova e a sua apresentação pode ilidir multas, processos, perda de tempo e dinheiro.
Em muitos casos, as empresas se preocupam muito com a parte contábil-fiscal, porém deixam de lado documentos inerentes a segurança de seus funcionários, exemplo disso, a empresa que fornece equipamento de proteção individual ao funcionário, porém deixam de registrar de forma adequada esse fornecimento.
Um outro exemplo bastante comum, está na admissão de funcionário com o registro em momento posterior, não sendo raro os casos em que o funcionário nesse interregno se acidenta e o empregador as pressas realiza o seu registro.
É bem verdade que as empresas estão diante de um gigantesco universo de normas e leis a serem cumpridas, da mesma forma, diante de uma infinidade de documentos a serem elaborados.
Se você é empresário ou mesmo trabalha em uma empresa, nunca subestime a elaboração e a gestão dos documentos, pois serão eles, como meio de prova, que poderão evitar uma série de dores de cabeça.
Se
você possuir dúvidas quanto a legislação e quais os documentos que sua empresa
deve possuir, os termos, quais os mais importantes e sua forma de elaboração,
consulte um advogado ou escritório jurídico de sua confiança.